Programas e Políticas de Patrocínios

SERVIÇOS:

Elaboração de programas e políticas de patrocínios mais adequados 

para atingir os objetivos da instituição

O Patrocínio cumpre muito bem a função de deixar a marca da empresa mais próxima dos seus consumidores. E serve também para comunicar atributos
Slide do treinamento "Cultura como Negócio - Patrocínio"

A função dos programas e políticas de patrocínios é dar uma direção para que a instituição não se perca com a quantidade de áreas, tipos, causas ou temas que podem chegar dos mais diversos lugares. Arte/cultura, entretenimento, esporte, social, ambiental, educacional.

O patrocínio cumpre muito bem a função de deixar a marca mais próxima dos seus públicos-alvo. E serve também para comunicar atributos. Porém por mais que a ferramenta tenha se profissionalizado, ainda é um desafio a adoção de programas, políticas de patrocínios, regras, condutas ou diretrizes para assegurar que a escolha dos projetos seja aderente aos objetivos.

Programas e Políticas de Patrocínios x Balcão de Pedidos e Predileções Pessoais

E é tentador quando se chega um projeto redondo, que tem visibilidade e se encaixa com o gosto do tomador de decisão. Sem uma diretriz, vira um ENORME BALCÃO de pedidos políticos, relacionamentos pessoais e predileções artísticas e esportivas de seus gestores, sócios e executivos.

Por isso é tão importante definir diretrizes, através de programas e políticas de patrocínios, com base na essência e no posicionamento da instituição. Sem isso, a eficácia do patrocínio pode ser facilmente questionada. A ação pode se tornar fraca, com objetivos difusos e até contraditórios.

Estratégia vem antes dos Programas e das Políticas de Patrocínios

Mas antes de elaborar programas e políticas de patrocínios, existe uma etapa anterior que precisa ser construída. Essa etapa é que vai linkar o patrocínio aos objetivos da instituição com a finalidade de se obter algum ganho empresarial e alinhamento com a marca. É a estratégia de patrocínio.

Na imagem abaixo, apresento o fluxograma de um processo de patrocínio. Ele indica o passo a passo de implementação de programas e políticas de patrocínios. É um ciclo completo, que se inicia na Estratégia, passa pelo Programa de Patrocínio, Formas de Seleção, Contração do projeto, desempenho e resultado e termina na Revisão ou Avaliação.

Nesse slide, apresento o fluxograma de um processo de patrocínio. Ele indica o passo a passo de implementação de um programa em uma empresa. É um ciclo completo, que se inicia na Estratégia, passa pelo Programa de Patrocínio, Formas de Seleção, Contração do projeto, desempenho e resultado e termina na Revisão ou Avaliação.
Slide do treinamento "Cultura como Negócio - Patrocínio"

Principais benefícios de um bom programa de patrocínios

RECEBIMENTO DE MELHORES PROPOSTAS

Com objetivos e regras bem definidos, empreendedores culturais enviarão propostas mais alinhadas

SEGURANÇA NA AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS

Avaliadores estarão melhor fundamentados para identificar as propostas mais interessantes

Economia de Tempo

Gestores perderão menos tempo com o recebimento e avaliação de propostas não aderentes ao programa de patrocínio

OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS

Uma boa política de patrocínio é fundamental para orientar o processo decisório de alocação de recursos

MELHOR AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

Uma boa política de patrocínio cultural oferece parâmetros para a aplicação de indicadores de desempenho

VALORIZAÇÃO DA FERRAMENTA DE PATROCÍNIOS

As ações de patrocínio são integradas na organização, tornando-se mais relevantes e valorizadas como ferramenta de comunicação

Fale comigo

Entre em contato para uma conversa sem compromisso!

Conteúdos relacionados ao tema Processo de seleção pública

O vídeo acima faz parte do treinamento “Cultura como Negócio – Patrocinio“.

Desde a sua primeira edição, o Petrobras Cultural foi o principal programa de patrocínios culturais do Brasil.  A ação da Companhia traduzia seu compromisso com o desenvolvimento do Brasil. E de uma sociedade mais justa e igualitária no respeito às diferenças. Por isso, o foco do programa de patrocínios estava nas artes e na cultura. 

Ele foi criado para alinhar a ação de patrocínios da Petrobras às políticas públicas para a cultura do Ministério da Cultura e ao Plano Estratégico da Companhia.